sábado, 18 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017! ABADÁS DO "BLOCO TÔ A TÔA" JÁ ESTÁ Á VENDA


Corra logo e garanta seu abadá do bloco que já é sucesso em Conceição do Lago Açu, com o abadá bem descolado e chamativo, no seu 2º ano o bloco promete fazer ainda mais sucesso.

E mais os 50 primeiros na compra do seu abadá, ganham um copo personalizado totalmente grátis, é isso mesmo, tá esperando o que? garanta já o seu por apenas 20 R$, e venha curtir e se divertir no bloco que é estouro em Lago Açu.

Interessados entrar em contato com os organizadores do bloco Walberth  e Gerson Almada, pelos fones: 98 987427826 ou 98 987581685.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CARNAVAL 2017! ABADÁS DO BLOCO "OS LOBO MAU" JÁ ESTÁ À VENDA


São 7 anos de tradição, e com grande estilo e o abadá bem produzido, a organização já começou á venda do mesmo, e no primeiro dia, diversos foliões garantiram logo o seu por apenas R$ 20,00.

Você adquire o seu na Rua Grande, próximo ao comercial big bem, no centro de Conceição do Lago Açu, falar com Alairton ou Sussula, ou entra em contato pelos fones: 98 987484228 - 98 988206413.

Venha curtir o carnaval lagoaçuense no bloco que já é tradição em Conceição do Lago Açu.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE Á PESCA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

Conceição do Lago Açu, tem como principal fonte de renda a Atividade Pesqueira, ou seja, a pesca artesanal que é um modo de extração do alimento que pode ou não utilizar embarcações, sendo que quando ocorre o uso de embarcações (menores que 8 metros), estas são embarcações pequenas que não se utiliza de sistema de bordo para conservação do pescado, sendo que a autonomia desses barcos é reduzida.

A área de atuação pesqueira fica limitada à áreas costeiras (rios, lagos, lagoas, estuários, enseadas, baías e praias). A extração do recurso pesqueiro fica limitada localmente, sendo que o recurso não é processado.

A pesca é uma atividade de extração de organismos no ambiente aquático e vem sendo praticada ao longo dos séculos em nossa cidade, A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda.
lago açu em 2009
Com o passar dos anos o Lago Açu, foi se tornando conhecido e atrativo para vários compradores e revendedores de peixes da região Maranhense. O Lago Açu já foi um dos maiores centros comercias de pescados da América Latina, mas infelizmente hoje em dia não produz o que antigamente produzia, até o ano de 2009, no Lago Açu por dia eram pescados cerca de 10 mil quilos de peixes, distribuídos para varias cidades do Maranhão e até outros estados.

LAGO AÇU

De acordo com dados da UFMA, (Universidade Federal do Maranhão), que com o apoio da Associação de Pescadores de nossa cidade realizou um estudo oceanográfico em nosso lago, atualmente nosso lago produz cerca de 4 mil quilos de pescados, dependo dos dias, sendo que ás vezes dá menos e as vezes dá mais. 

Essa produção ocorre devido alguns pescadores não se importarem com a maneira de pescar, sendo que os mesmos usam maneiras incorretas para capturar o pescado. Exemplos são o arrasto e puça, devido essas maneiras ilegais e, as redes serem de maias pequenas como as maias 5 e 5,5 são capturadas as espécies mais pequenas.
Puça
Este estudo que a UFMA realizou, chama-se “Projeto de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro” e tem como principal objetivo estudar as espécies de peixes e buscar melhorias para nosso lago. Neste estudo é possível saber qual a espécie mais capturada, em cada mês, sendo que nos quatro meses da proibição que aqui chamamos de “piracema” (tempo da reprodução dos peixes), o pescado mais capturado é o Camarão, no período legal, o pescado mais capturado é a Curimatá e em segundo a Branquinha.
Camarão

Curimatá

Branquinha
Há muito tempo o Lago Açu vem sofrendo com a poluição e o desmatamento constante, por isso muitos peixes morrem todos os anos. Já é costume ver áreas poluídas e desmatadas em nosso lago, a maioria dos pescadores e da população não tem consciência, acabam esquecendo-se do futuro e focando só no presente, nosso lago precisa de ajuda urgentemente.
peixes mortos ás margens de lago açu
Existem várias maneiras de capturar os pescados, a forma mais simples da pesca é um ou dois indivíduos juntos isolados com uma canoa e uma rede de pesca.

Outra forma de pescar simples é com a REDE DE EMALHAR ou popular “TARRAFA” uma rede em forma de retângulo. Também existem as armadilhas as mais populares são as Gaiolas e os Jequis, que são colocados em paredes feitas de palhas onde á água corre em direção há elas. Outro método quase não usado mais hoje em nosso lago é a pesca de choque.
Pescador pescando de tarrafa
Também ainda existe a pesca de anzol com isca, sendo que esse método foi o primeiro a ser utilizado pelos antigos pescadores depois vinheira os outros que foram citados acima. Mas para pescar não precisa só dessas formas, existem vários objetos que são úteis em uma pescaria. O mais avançado é o motor rabeta; o mais simples e mais cansativo é o remo, objeto feito com um pedaço de madeira, e por fim uma vara bem grande, caso o remo quebre e o motor dê problema, ela salvará a situação na qual o pescador se encontrará caso isso aconteça. Enfim, existem várias outras formas de capturar o pescado, e, vários outros objetos úteis.
matérias de pesca
Mas existe um medo, se continuar do jeito que está, qual será o futuro do nosso lago? 

Em nossa cidade existem 4 órgãos competentes da pesca. Estas entidades oferecem ao pescador filiado o RGP (Registro Geral da Pesca), com essa carteira e com suas mensalidades em dias, o pescador sócio, tem vários direitos ao seu favor, um dos mais desejados por muitos é o SEGURO DEFESO.
.
Cada pescador que possui O RGP, durante os 4 meses da piracema recebem um salário mínimo, quem tem por finalidade ajudar na assistência financeira, isso porque durante a piracema o pescador só pode pescar para capturar apenas a alimentação de sua família.

Mais infelizmente atualmente não vermos dessa maneira, muitos pescadores esquecem a lei e capturam quilos e quilos de peixes. devido há isso, hoje em dia, não capturam mais os grandes peixes que antigamente só um dava 3, 4, 5 ,6kg, hoje um peixe não dá um 1kg.


Sabendo disso, vamos juntos preservar cuidar e conscientizar à todos, pois realmente o Lago Açu é uma maravilha de Deus. Lembre-se dos seus filhos e netos, o futuro deles pode está ai.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PREFEITO ALEXANDRE LAVEPEL VAI Á BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA A SAÚDE

“Nosso trabalho como gestor começou superando grandes desafios".

Deputado federal Werverton Rocha acompanha o prefeito Alexandre Lavepel (chapéu) em Brasília. (Foto: divulgação) 

O prefeito eleito de Conceição do Lago Açu, Alexandre Lavepel (PDT), encontra-se em Brasília (DF), onde faz uma peregrinação pelos gabinetes dos parlamentares maranhense em busca de recursos federais e pela elevação da per capita da saúde, com o objetivo de garantir o crescimento e o desenvolvimento do município.

Lavepel   afirmou que a busca por recursos para saúde de Conceição do Lago Açu resulta de importante parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão-FAMEM que é presidida pelo Prefeito Cleomar Tema. O encontro em Brasília com a bancada federal do Estado contou com mais de 90 prefeitos que pedem urgência nas demandas para seus municípios.

Na condição de prefeito de Conceição do Lago Açu, falei aos parlamentares maranhenses que nossa cidade espera muito deles. Nosso objetivo é conseguir indicação de emendas para a execução de obras para o nosso município e nosso principal foco é melhorar o recurso da saúde, um problema que precisa ser superado ”, informou Lavepel

O gestor também reforçou coro com os demais prefeitos do Maranhão na implantação do Plano Municipal de Saneamento básico, onde segundo ele precisa cumprir as diretrizes para que o município possa pleitear recursos para serem investidos neste setor.

Nosso trabalho como gestor começou superando grandes desafios. Conceição do Lago Açu é um município com demandas urgentes, precisamos buscar recursos e alternativas de investimentos”, disse o prefeito de Lago Açu.

FONTE: LAGO EM FOCO

VEJA O BALANÇO DOS PRIMEIROS MESES DE ALEXANDRE LAVEPEL À FRENTE DA PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU NO RUMO CERTO

O Prefeito Alexandre Lavepel (PDT), nos primeiros dias de janeiro determinou o imediato funcionamento do hospital municipal que servia apenas como posto de saúde, em seguida comprou medicamentos abastecendo a farmácia básica do município, melhorou o atendimento a população, e já e notória a mudança que a saúde do município vive.
Sec. de Saúde, Allison Almeida, realizando atendimento odontológico 
Lotou técnicos de enfermagem na zona rural, e ainda criou a SAÚDE ITINERANTE, para facilitar a vida das pessoas com: mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes, deficientes visual e crianças, descentralizou a saúde levando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, medicamentos, além dos profissionais são realizados, teste rápidos de; sífilis, HIV, hepatite etc. o SAÚDE ITINERANTE desenvolve uma nova modalidade de cuidado, levando atendimento médico especializado para a população que mora nos povoados, que muitas vezes não tem como chegar a cidade. Seus propósitos ratificam os princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, buscando uma estratégia de oferta de serviços em várias dimensões: prevenção, cuidado, proteção, tratamento, enfim produzindo saúde. 

AGRICULTURA
Sec. de Agricultura Quintino Filho
No dia 08/02, O prefeito Alexandre Lavepel, e o Secretário de Agricultura do Município, Quintino Filho, receberão a visita do Secretário de Agricultura Familiar do Governo do Estado, Adelmo Soares, e do Coordenador Nacional do Ministério do Desenvolvimento Social, Carlos Cléber. Na oportunidade foi reafirmada a parceria do governo do estado com a cidade de Conceição do Lago Açu. Carlos Cléber garantiu a Reforma e Ampliação da Órla às margens do Lago Açu.

CULTURA
A esquerda, Sec. de Cultura, Genildo
Em alta o carnaval deste ano será com quatro bandas  durante o dia, os três dias de carnaval serão 12 bandas que serão divulgadas brevemente, animando os foliões na maior festa do país, o carnaval. Além das bandas estar mantida a tradição de fofões durante o dia até ás 18 horas.

Neste ano estará nas ruas vinte e dois blocos fazendo um resgate dos tradicionais blocos carnavalescos de rua, barraqueiros serão cadastrados para vender comidas e bebidas, gerando emprego e renda no município.

INFRAESTRUTURA
ANTES


AGORA em fase de acabamento

Há mais de vinte anos as ruas travessa da rua grande, rua da paz ou rua da Acrednorte, já estão sendo recuperadas em sua totalidade com sarjetas meio fio e paralelepípedos para garantir o direito de ir vir, e uma boa trafegabilidade a população. Rua das flores e Rua da Caema  estão em obras e nas imediação da UNIDADE ESCOLAR ELIEZER DE JESUS MATOS, antigo ROSEANA SARNEY, alunos só chegavam na sala de aula a pé pelo acesso que não permitia o trafego de veículos. As obras já estão em fase de conclusão.
Sec. de Obras  e Prefeito Alexandre Lavepel, visitando as obras no municipio

O prefeito já tem á confirmação do superintendente INCRA para conveniar cerca de dois milhões reais para recupera estradas vicinais do município que ligam as comunidades a cidade. 

GERAL
Na ultima sexta feira, 10/02, o prefeito Alexandre Lavepel, garantiu os direitos dos servidores público municipal determinando a Secretaria de Finanças e Recursos Humanos o pagamento dos salários concluído na ultima a segunda feira dia 13. O prefeito informa que se algum servidor sentiu-se prejudicado com relação aos seus proventos procure o setor de recursos humano da prefeitura. 


O prefeito Alexandre Lavepel, está na capital do país, Brasilia, onde aderiu ao PROGRAMA CRIANÇA FELIZ, o prazo para entrega o termo de adesão se esgotou na ultima sexta feira (10) o município de Conceição do Lago Açu é uma das 144 cidades do Maranhão que aderiram ao Programa Criança Feliz .

Conceição do  Lago Açu, também está inserida no mais IDH sendo uma das trinta(30) cidades do Estado com índice de desenvolvimento humano muito baixo se depender da vontade do chefe do executivo em pouco tempo contaremos uma nova historia .  


FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Conceição do Lago Açu.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU ADERI AO PROGRAMA - CRIANÇA FELIZ


Conceição do Lago Açu é uma das 144 cidades do Maranhão que aderiram ao Programa Criança Feliz e conseguiram entregar o Termo de Adesão dentro do prazo, encerrado na última sexta-feira (10).

O Programa Criança Feliz visa fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância e é destinado às gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva.

No Maranhão, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). Já em Conceição do Lago Açu será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que na gestão do prefeito Alexandre Lavepel está no comando e na responsabilidade da secretária municipal Elioney Fernandes.

De acordo com coordenação estadual do programa no estado, os municípios que aderiram ao “Criança Feliz”, serão convocados pela Sedes para um encontro, onde será repassado aos gestores municipais quais a próximas providências a serem tomadas para a execução do programa em cada município.

Conceição do Lago Açu é uma das cidades do Maranhão que está incluída do Programa Mais IDH, programa que tem como principal objetivo, mudar os indicadores sociais considerado baixo em algumas cidade do Maranhão.

Em tempo, nos últimos dias o prefeito Alexandre Lavepel recebeu a visita do Secretário de Agricultura Familiar, onde fecharam parcerias para dinamizar a agricultura no município.

Agora com essa adesão ao Programa federal “Criança Feliz”, que dará assistência social a dezenas de gestantes e crianças, Conceição do Lago Açu sem duvidas terá êxito na busca por melhor IDH e por melhores dias.

FONTE: LAGO EM FOCO

EM 2017 CHUVAS ESTÃO ACIMA DA MÉDIA DOS ÚLTIMOS 4 ANOS

FOTO: Clodoaldo Corrêa/TV Difusora

Foi iniciado nesta quarta-feira (15) o monitoramento anual realizado pela Defesa Civil nas áreas de risco da capital, após a intensificação da precipitação de chuvas. O objetivo é verificar se houve agravamento na situação de risco nas 60 localidades mapeadas, vulneráveis a sinistros durante o período chuvoso.
O trabalho, durante todo o mês, será de prevenção e alerta. Em casos de alagamento, desabamento e inundações, a população deve contatar a Defesa Civil por meio do telefone 153. “É fundamental a ajuda da população para evitarmos tragédias”, alerta a superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros.
CHUVAS
Em janeiro deste ano a precipitação de chuva foi maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano foi registrada precipitação de 257,4 mm, e em 2016 a média ficou abaixo da metade: 106,8 mm. De acordo com os dados do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a média climatológica para janeiro é de 244,2 mm.
O chefe do departamento de meteorologia do laboratório, Gunter Reschke, explica que até esta semana, a precipitação de chuvas do mês de fevereiro, de 157,6 mm está menor do que o mesmo período do ano passado, que registrou 229,0 mm. O especialista explica que isso é natural, mas pode ser que chova mais. “O mês ainda está na metade. A tendência é que chova mais do que 2016”, disse.
De modo geral, as chuvas em 2017 prometem ser mais intensas e duradouras do que o ano passado. “Devemos seguir com tempo instável até meados de junho”, explicou o especialista. “Estamos presenciando uma chuva acima da média climatológica e muito acima dos anos anteriores de 2012 a 2016”, destacou o meteorologista.
DADOS DE PRECIPITAÇÃO (Normais climatológicas)
Gráfico dos dados de precipitação

FONTE: MA10

BOLSA ESCOLA ATENDE MAIS DE 78 MIL CRIANÇAS NA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM


Com 679.988 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Médio Mearim maranhense possui cerca de 10% de sua população atendida pelo Bolsa Escola, programa estadual de transferência de renda a famílias carentes para compra de material escolar. São 78.172 crianças amparadas pelo benefício na região, através de R$ 3,9 milhões aplicados pelo Governo do Maranhão.
Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Governo do Maranhão investiu um total de R$ 59,2 milhões em todo o estado, para atender a 1,11 milhões de estudantes matriculados na rede pública e movimentar a rede de 1.413 comércios credenciados ao programa.
O Médio Mearim é formado por 20 municípios: Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Olho d’Água das Cunhãs, Pedreiras, Pio XII, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Trizidela do Vale.
Aquecimento do comércio local
Em São Mateus do Maranhão, o proprietário da ABC Livraria e Papelaria, Antonio Bernardino Chaves, elogiou o Bolsa Escola. “Graças a Deus o credenciamento ao programa foi positivo para a gente. Conseguimos impulsionar as vendas”, falou o comerciante, habilitado ao programa social desde o ano passado.
De acordo com o comerciante, a ampliação da rede credenciada para o ciclo de 2017 foi equilibrada pela maior cobertura de beneficiários, mantendo as vendas deste ano aquecidas. O reajuste do benefício, que elevou o valor de R$ 46 para R$ 51 por criança, também foi favorável para o comércio local. “O reajuste foi ótimo, o cliente conseguiu comprar mais, já deu uma diferença para eles, e para a gente também”, afirmou.
Reajuste aprovado pela população
Em Satubinha, a proprietária do Supermercado Santo Antonio, Glaucia Maria Costa também comemorou a chegada do benefício. “O Bolsa Escola deu uma melhorada para a gente, foi muito bom. E os clientes gostaram do reajuste, deu para comprar mais algumas coisas”, disse.
Em Bernardo do Mearim, a proprietária do Mercantil Renascer, Luciana do Nascimento Rocha estima ter lucrado 30% a mais com o Bolsa Escola, somente em 2016, ano do primeiro ciclo do programa. “Esse ano também está bom, estou achando até melhor do que no ano passado. Acredito que as vendas aumentaram um pouco mais porque surgiram mais beneficiários para comprar”, declarou.
Bolsa Escola
Uma iniciativa pioneira do Governo do Maranhão, o Bolsa Escola é inspirado no programa federal Bolsa Família, porém não limita o número de crianças beneficiadas por família. O programa estadual concede crédito para compra de material escolar a estudantes matriculados na rede pública de ensino, com idades entre 4 a 17 anos, cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

GASOLINA DO MARANHÃO É A SEGUNDA MAIS BARATA DO BRASIL

Saiba como verificar a procedência do combustível em caso de dúvidas sobre a qualidade.

Pesquisa divulgada esta semana pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aponta o Maranhão como o segundo estado do Brasil com gasolina mais barata.
De janeiro para cá, o preço médio da gasolina no Estado caiu para R$ 3,601 fazendo com que o Maranhão subisse da terceira para a segunda posição no ranking, atrás somente de Pernambuco. Isso representa uma diferença de cerca de R$ 0,47 por litro em comparação com o Pará.
Em alguns postos de combustível da capital é possível encontrar o litro da gasolina comum por até R$ 3,14. O baixo preço deixa muitos motoristas em dúvida sobre a qualidade do produto.
“Fiquei atraído por um preço muito baixo e depois que abasteci minha moto em um posto na Estrada de Ribamar, percebi que ela começou a chacoalhar e funcionar mal. Com certeza o combustível estava adulterado”, conta o autônomo Cláudio Henrique Vaz, de 23 anos.
A adulteração da gasolina não é visível a “olho nu”. Por esse motivo, a ANP aconselha que o teste seja requisitado em caso de suspeita de adulteração.
TESTE
O jeito mais fácil de evitar problemas no veículo – ocasionados por combustíveis adulterados – é realizar o teste para verificar a qualidade. Segundo especialistas da ANP, o teste começa com a medição. Em um galão é feita a medida de quantidade. O que aparece no amostrador da bomba deve ser o mesmo indicado no recipiente.
Para testes de pureza, a cada 50 ml de gasolina, a mesma quantidade de água com sal deve ser adicionada. Os líquidos tendem a se separar. A gasolina mais leve fica na parte de cima do recipiente, enquanto o álcool e a água se deslocam para o fundo.
Como a gasolina brasileira recebe adição de 27% de álcool, a divisão deve estar na marca de 63,5 ml.
Caso o motorista constate que o nível está abaixo disso, há problemas com o combustível. Se estiver a cima, tem mais álcool que o permitido.
A ANP fiscalizou, no início do mês, 12 postos na Grande Ilha, para verificação da qualidade dos combustíveis. Um posto teve sua atividade suspensa por não obedecer ao horário mínimo de funcionamento e não dispor de kit para teste de qualidade. Outros 7 postos foram autuados por diversas irregularidades.

FONTE: MA10

PESCADORES ARTESANAIS TERÃO NOVO SISTEMA DE CADASTRO ATÉ MAIO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União a Portaria n° 346 que aprova o Plano de Ação “Pescador Legal” e institui o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais. O principal objetivo do comitê é o de construir e incorporar um novo cadastro dos pescadores profissionais artesanais no Registro Geral de Pesca, que deverá entrar em operação no próximo mês de maio.
O diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Cândido Alves, explica que está em desenvolvimento o novo sistema de registro, “que proporcionará o cruzamento de dados com os demais sistemas da União, como o da Receita Federal, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Sistema de Controle de Óbitos (SISOBINET), da DATAPREV, entre outros”.
 O Plano de Ação prevê o recadastramento dos pescadores profissionais artesanais dentro do Sistema de Cadastro do Produtor Rural e demais Agentes (SICAN), hoje sediado na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que encontra-se em fase de adaptação. A ele estão incorporadas ferramentas de inteligência, que permitirão maior controle e fiscalização funcionando como filtros contra possíveis fraudes.
 “O sistema SICAN permitirá que auditemos e fiscalizemos todo o sistema. O verdadeiro pescador artesanal não tem com o que se preocupar, pois o novo sistema é a garantia de que ele receberá o seguro-defeso. Já o fraudador, será excluído e, ainda, responsabilizado perante à legislação vigente. Em breve, lançaremos campanha de divulgação sobre o assunto,” adiantou Márcio Cândido.
O sistema está ancorado em plataforma informatizada, que facilitará a vida dos pescadores, pois não precisarão mais se deslocar até as Superintendências Federais de Agricultura para se cadastrarem, fazendo-o diretamente via web e até por celular.
FONTE: MAPA

TRABALHAR EM PÉ OU SENTADO POR MUITO TEMPO PODE SER PREJUDICIAL A SÁUDE


A fisioterapeuta Cynthia Rolim dá algumas dicas de como melhorar a postura no ambiente de trabalho

Muito mais que uma questão de conforto, uma postura adequada pode ser essencial para garantir a qualidade de vida, principalmente no ambiente de trabalho. Segundo a última Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), publicada em 2014, 2,4% dos brasileiros apresentaram distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (DORT), transtornos dolorosos e prejudiciais que são causados pelo uso ou atividade excessiva de alguma parte do sistema musculoesquelético, que geralmente é resultado de atividades físicas relacionadas ao trabalho.
Segundo a fisioterapeuta Cynthia Rolim, problemas com postura podem desencadear doenças como escoliose, hérnia de disco e lombalgias. “Longas horas de trabalho com postura errônea aliada a vícios posturais podem ainda ser responsáveis, além dos DORT, também por Lesões por Esforços Repetitivos (LER), levando até mesmo a sintomas que incluem distúrbios do sono e doenças degenerativas na coluna”, aponta ela.
Na opinião da profissional, trabalhar por um longo intervalo de tempo, tanto sentado como em pé, pode ser prejudicial à saúde. “Para quem trabalha muito tempo sentado, é preciso evitar manter as pernas cruzadas, procurar levantar ao menos com uma hora de trabalho, andar um pouco, mexer as pernas. Para quem fica muito tempo em pé, lembrar sempre que possível de transferir seu peso de uma perna para a outra, ou colocar um dos pés em um apoio mais alto. Isso ajuda a diminuir a sobrecarga sobre os músculos das costas”, sugere.
Segundo ela, a postura inadequada no trabalho é uma das principais causas de dor na coluna, pois permanecer na mesma posição de maneira inadequada pode causar sobrecargas para os discos intervertebrais, estruturas que colaboram na flexibilidade da coluna vertebral. Essas sobrecargas causam o desgaste dos discos intervertebrais, podendo ocasionar artrose e hérnia de disco.
“Além de praticar exercícios físicos de correção postural, como alongamentos, é necessário levantar por pelo menos 5 minutos de hora em hora para ativar a circulação; os móveis do escritório devem ser bem escolhidos ergonomicamente, com regulagem de altura, encostos para as costas e apoio para os braços”, ela aconselha para uma boa saúde no ambiente de trabalho. A fisioterapeuta Cynthia Rolim enfatiza também que é preciso respeitar os próprios limites do corpo.
fonte: MA10

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

ATENÇÃO: BANDIDOS APLICAM GOLPE VIA WHATSAPP PARA TIRAR DINHEIRO DE VÍTIMAS

A polícia está em alerta para um novo golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular.
Com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentes e amigos das vítimas.
Pelo menos dez pessoas procuraram a delegacia de crimes de informática de Porto Alegre, na semana passada, para denunciar o golpe.
Revelado pelo Fantástico, o esquema consegue tirar do ar o celular da vítima e assim assumir a conta e enviar mensagens aos seus amigos e parentes, solicitando transferências bancárias.
Na semana passada, foi anunciada uma nova atualização do WhatsApp, o que deve dificultar a fraude. Foi criado um mecanismo de senha, necessária para a instalação do aplicativo em caso de troca de aparelho.
FONTE: G1
Clique e veja a reportagem:

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...