sábado, 21 de outubro de 2017

TRAGÉDIA: IRMÃO DE 15 ANOS MATA OUTRO DE 13 COM TIRO ACIDENTAL EM CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

Imagem: Redes Socias
Na tarde de hoje sábado (21) à cidade Conceição do Lago Açu ficou chocada ao saber da fatalidade. Por volta das 16hs30min dois irmãos caçavam em uma área próxima ao porto da Vila Marly I, segundo informações o irmão de 15 identificado pelas inicias A. D. M., de 15 anos, atirou acidentalmente no outro Anailson Damasceno Martins conhecido por “Naná” de 13 anos.

O adolescente chegou a ser levado ao Hospital Municipal Manoel Melo de Matos, mais não resistiu e veio a óbito, “Eu estava andando pelas margens do Lago Açu, quando me deparei com uma pessoa carregando nos braços o meu filho Anailson, dizendo que ele tinha sido baleado; ele me entregou o menino, mas já estava sem vida. Ele não me disse mais nada e me disse que o meu outro filho tinha sumido. Os dois tinham saído de casa com uma espingarda para caçar juntos no mangue do Lago”, contou o pai para a polícia. (blog do carlinhos) 

Até o momento, não existem informações de como tudo ocorreu, o irmão que atirou acidentalmente encontra-se estado de choque, e não sabe contar ao certo o que houve.

Parentes e amigos lamentam a morte do adolescente nas redes socias; “Você deixou muitas saudades primo. Descanse em paz, sempre vou te amar”, escreveu uma prima. Um amigo escreveu “Saudades mano, você vai fazer muita falta pra mim e seus amigos e principalmente pra sua família, descanse em paz, eternas saudades”.

*Redação: Railson Rios 

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO POVOADO OLHO D’ÁGUA MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

Na noite de ontem quinta-feira (19) por volta das 19hs, no povoado olho d´água zona rural de Conceição do Lago Açu um indivíduo conhecido por (Jonas Martins dos Santos) tentou contra a vida de sua ex-companheira (Raquel Barros Santos) efetuando um disparo de arma caseira “garrucha”. Em seguida o acusado fugiu rumo ao matagal daquele povoado.

A polícia militar foi acionada, fez buscas no povoado, e em povoados vizinhos, e até a manhã desta sexta-feira (20), o individuo continua foragido.

Entenda o caso:

Ainda segundo informações de populares o motivo do crime se deu devido o autor não aceitar a separação, desde então o acusado passou a consumir bebida alcoólica, e a noite se dirigiu até a casa do pai da vitima, chegando lá disse que tinha quebrado o braço em um acidente de moto e queria conversar com Raquel, a vitima se encontrava na porta de casa e não queria conversar com Jonas, ao tentar entrar pra dentro da residência foi atingida nas costas.

A mesma foi encaminhada para o hospital regional Laura Vasconcelos e passa bem. A vítima é irmã do vereador Vanderlei Barros de Conceição do Lago Açu.

Arma usada no crime
*Redação: Railson Rios 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PREFEITOS NORDESTINOS RECLAMAM DA CRISE, REDUÇÃO NO FPM E DE RETENÇÕES NOS RECURSOS


Crise, redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), retenções e/ou descontos e dificuldades para gerir as demandas cotidianas e atender as necessidades da população. Essas são algumas das reclamações dos prefeitos, principalmente do Nordeste brasileiro. Problemas comuns, que motivaram a vinda de centenas deles a Brasília, entre os dias 3 e 6 de outubro, com a reivindicação de Apoio Financeiro por parte da União para conter a grave crise.

O prefeito de Taquaritinga do Norte (PE), Ivanildo Lero, reclamou de redução no Fundo constitucional e da retenção feita no Fundo para pagar as dívidas previdenciárias. Já o prefeito de Gurjão (PB), Ronaldo Queiroz, apontou que os problemas são graves. “Temos que provocar o encontro de contas, porque é importante para nós”, disse o gestor se referendo as dívidas previdenciárias da União com os Municípios, que foi vetado pela presidência da República.
Para Queiroz, o prefeito tem de estar ciente do que está pagando, mês a mês. “Teve um mês que eu fiz um ajuste de conta breve, e pude reduzir o valor do meu pagamento de encargos sociais, pois havia sido debitado a mais, em mês subsequente”, contou. 

Pagamento
A administração municipal de Taquaritinga do Norte é uma das que ainda não possuem Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que aderiram ao novo parcelamento, e que tem estranhado o valor retido do FPM para o pagamento da dívida. “O valor que nós pagávamos aumentou um pouco, e vamos a receita pedir um espelho da dívida reparcelada. Vamos enviar um advogado a Receita [Receita Federal do Brasil] para conferir os valores”, afirmou o prefeito de Gurjão.

De acordo com ele, esse desconto a mais no FPM vem em um momento muito difícil de sua gestão. “Não adianta ter um aumento no FPM, em relação a 2016, se também teve aumento do salário mínimo e do piso salarial do magistério”, declarou Queiroz. O gestor relatou que o piso salarial dos professores faz é altíssimo, é ele tem gastado mais de 85% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com a folha.

Semiárido
“Estamos muito preocupados, porque nosso Município está em uma região do Semiárido, que sofre com o desabastecimento de água, e se pagarmos a folha, dentro do mês trabalhado e os encargos sociais, não temos como investir em mais nada”, reclamou o prefeito paraibano. O gestor reforçou que só um apoio financeiro pode ajudar os Municípios a não levarem esses débitos para o orçamento do próximo ano.

Para piorar ainda mais a situação dos Munícipios, inclusive do Nordeste, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ/PB) convocou os prefeitos da Paraíba para tratar dos precatórios. Cenário que já havia sido alertado pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, durante encontro com os prefeitos na Capital Federal.

Valor
Durante encontro com os prefeitos da Região Nordeste, Ziulkoski tentou alerta que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode aliviar o impacto das dívidas com precatórios, que soma pelo menos R$ 38 bilhões. “Essa PEC dá um prazo de cinco anos a mais, ou dez, e diminui pela metade o pagamento feito pelas Prefeituras”, avisou o líder municipalista.

Queiroz disse a maioria dos Municípios da Paraíba tem dívidas de precatórios, geradas nos governos anteriores. “Agora o TJ quer que pagamos todos os precatórios até 2020. Alguns municípios tiveram bloqueado no FPM para pagar precatório”, afirmou o prefeito. Ele garante que os prefeitos não têm condições de pagar essas dívidas até a data estabelecida pela justiça.

FONTE: CNM


PREFEITOS DE TODO BRASIL ESTUDAM AÇÃO DE PROTESTO EM BRASÍLIA POR CONTA DA CRISE



Após os 10 meses do primeiro ano de mandato, prefeitos de todo país articulam ação de protesto in loco e em Brasília. A crise financeira enfrentada pelo Municípios não é nova, mas ela tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de reponsabilidades, da baixa arrecadação e do empobrecimento populacional. Novas caravanas de gestores municipais à Capital Federal estão previstas para esta semana, e elas devem se reunir na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O movimento de protesto, que tem crescido entre os prefeitos brasileiros, é pela liberação de novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) para ajudar a fechar as contas. Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, algumas Prefeituras paraibanas estão com o pagamento do funcionalismo público atrasado em decorrência da crise econômica.
Se a verba não sair, segundo Guedes, os gestores serão obrigados a adotar medidas extremas para garantir o pagamento do 13º aos servidores efetivos e para cumprir a Lei 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma dessas soluções seria a demissão provisória de ocupantes de cargos comissionados e prestadores de serviço. 

Nordeste
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, disse nesta segunda-feira, 16 de outubro, que pelo menos 80 prefeitos do Estado confirmaram presença em Brasília. Ele reafirma: “a principal reivindicação é uma solução a curtíssimo prazo, ou seja, ajuda financeira emergencial, para que os Municípios possam fechar suas contas principalmente com a chegada do final do ano, quando precisam pagar o 13° aos servidores municipais, além de outras obrigações”.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, uma comitiva do Estado também estará em Brasília nesta quarta-feira, 18 de outubro. “Muitas Prefeituras estão demitindo funcionários na tentativa de fechar as contas. Há meses os prefeitos vêm bancando a conta para manter os programas sociais que são subfinanciados e evitar o caos nas cidades. Fechar as portas tem sido a última alternativa e a esperança de todos é o apoio da bancada federal para tentar reverter o problema junto ao governo federal, principalmente com relação aos recursos que foram cortados, ou estão com repasses em atraso”, contou Wanderley.

Portas fechadas
Em Sergipe, 80% das Prefeituras ficarão com as portas fechadas nesta segunda e terça-feira, 16 e 17 de outubro. Segundo informações da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) a ação é uma forma de protesto por conta da crise financeira pela qual os Municípios vêm passando.
O presidente da Fames, Marcos José Barreto, informa que a queda na arrecadação e o pagamento obrigatório de precatórios influenciam na falta de verbas das cidades. “Não existem condições de administrar. Iremos para Brasília tentar conseguir algum recurso e sair de lá com previsão de melhorias”, afirmou.

Norte
A mesma decisão de reunir os prefeitos na Capital Federal foi noticiada pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) na quarta-feira passada, dia 11 de outubro. Segundo o presidente da entidade, Xarão Leão, o Dia de Mobilização e Reação – Municípios em crise é uma iniciativa que busca reunir os gestores e fortalecer a luta pelas pautas municipalistas.

“Estamos enfrentando a maior crise dos últimos anos nos municípios, com o FPM em queda constante, e risco de os gestores não conseguirem arcar com todos os custos gerados na administração das cidades”, explicou Leão. Para ele, é o momento que os prefeitos precisam estar unidos em busca de alternativas.

Novos Gestores
As eleições de 2016 garantiram a renovação de 75% dos gestores locais brasileiros. Foi justamente para mostrar a gravidade da crise nacional e o impacto dela nas administrações municipais, que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reuniu aos prefeitos em Brasília antes do início do mandato, no Seminário Novos Gestores. Na oportunidade, foi taxado por muitos como pessimista, mas a triste realidade apresentada por ele na ocasião tem sido constatada agora.

Na época, Ziulkoski fez questão de mostrar os desafios que os prefeitos enfrentariam durante o mandato de 2017 a 2020. Dentre eles: subfinanciamento dos programas federais, dívidas previdenciárias e retenções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais recentemente, soma-se a esses problemas, os elevados valores dos precatórios que devem ser pagos pelos Municípios.


 Fonte: CNM

PREFEITO ALEXANDRE LAVEPEL REALIZA FESTA EM LAGO AÇU E NO POVOADO OLHO D’ÁGUA DA LAPELA PARA COMEMORAR O DIA DAS CRIANÇAS


Nos dias 14 e 15 de outubro o prefeito Alexandre Lavepel juntamente com a Secretaria de Educação e demais secretarias, realizaram a festa das crianças em alusão ao dia das crianças comemorado no dia 12 de outubro.

No sábado dia 14 a criançada lagoaçuense lotou o ginásio da escola Manoel de Nazareth dos Santos onde teve muitas brincadeiras, apresentações dos palhaços Patati e Patatá cover e sorteio de valiosos brinquedos para nossos pequeninos como; bonecas, carros, skates, bicicletas e outros.

Domingo dia 15 não foi diferente, a criançada do povoado olho d’água da lapela e comunidades vizinhas lotaram o ginásio daquele povoado e se divertiram muito com brincadeiras e apresentações dos palhaços Patati e Patatá cover, e também teve o sorteio de valiosos brinquedos. Essa ação há muito tempo não era realizada na zona rural do nosso município e o prefeito Alexandre Lavepel demonstrou mais uma vez o carinho que tem pela zona rural de Conceição do Lago Açu levando alegria e muita diversão á criançada.

“é sempre bom poder realizar esses eventos, ver o sorriso no rosto das crianças nos dá alegria e vontade de continuar buscando sempre o melhor para nosso município, para que no futuro elas possam usufruir de nossas conquistas e se tornarem grandes cidadãos lagoaçuenses”. Disse o prefeito Alexandre Lavepel.

Ao todo foram sorteados mais de 400 brinquedos em Conceição do Lago Açu e no povoado olho d’água da lapela.












*Redação: Railson Rios (com informações da SECOM) Imagens Railson Rios

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...