quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA NA SEDE E ZONA RURAL AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do governo municipal realizou nos dias 21 e 22 de novembro na sede e na zona rural da nossa cidade mais precisamente no povoado olho d’água e região uma campanha de ações com palestras e atividades diversas sobre assuntos relacionados ao novembro azul. A campanha tem como objetivo conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens.

O Secretário de Saúde Alysson Almeida declarou que realizar mais uma ação importante como essa, é cumprir com o determina a atenção básica a saúde. “é importante que a conscientização, saúde, esteja mais perto da comunidade, não só na sede do município, mais também na zona rural, com o apoio do prefeito Alexandre Lavepel e dos nossos profissionais temos buscados todos os meios para sempre está próximo das comunidades, dessa forma contribuímos com a saúde e qualidade de vida dos lagoaçuenses, levando a eles coisas que antes eram desconhecidas”, enfatizou o secretário.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.







*Redação: Railson Rios (com informações da SECOM) Fotos: SEMUS e Gilcie Augusto

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NOVAS REGRAS, VEJA QUAIS OS DOCUMENTOS QUE JÁ ESTÃO SENDO EMITIDOS COM CPF

Certidões de nascimento, casamento e óbito terão CPF; veja as novas regras

Ministério da Justiça, Divulgação - Novos modelos de formulários para certidão de nascimento, casamento e óbito 
A Corregedoria Nacional de Justiça publicou na sexta-feira (17/11) o Provimento n.63, que institui regras para emissão, pelos cartórios de registro civil, da certidão de nascimento, casamento e óbito, que agora terão o número de CPF obrigatoriamente incluído.

Entre as novas medidas, está a possibilidade de reconhecimento voluntário da maternidade e paternidade socioafetiva, que até então só era possível por meio de decisões judiciais ou em poucos Estados que possuíam normas específicas para isso. Em relação às crianças geradas por meio de reprodução assistida, a legislação   retirar a exigência de identificação do doador de material genético no registro de nascimento da criança.

O CPF será obrigatoriamente incluído nas certidões de nascimento, casamento e óbito. Nas certidões emitidas antes do provimento n.63, o CPF poderá ser averbado de forma gratuita, bem como na emissão de segunda via das certidões. A nova certidão de nascimento não deve conter quadros preestabelecidos para o preenchimento dos genitores. Essa determinação tem por objetivo evitar que uma lacuna para identificação do pai fique em branco, no caso, por exemplo, de um pai desconhecido.

A norma da Corregedoria Nacional de Justiça leva em consideração a garantia do casamento civil às pessoas do mesmo sexo e o reconhecimento da união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como família. Assim, no caso de um casal homoafetivo, deverá constar o nome dos ascendentes sem referência quanto à ascendência paterna ou materna. 

Outra alteração é que a naturalidade da criança não precisará ser, necessariamente, o local em que ela nasceu. Dessa forma, a criança poderá ser cidadã do município em que ocorreu o parto ou do município de residência da mãe, biológica ou adotiva, desde que dentro do território nacional.  Até então, o local de nascimento e a naturalidade de uma pessoa precisavam, necessariamente, ser o mesmo.







terça-feira, 21 de novembro de 2017

CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU RECEBERÁ ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR MAIS UMA PATRULHA MECANIZADA E UM CAMINHÃO PARA ESCOAR A PRODUÇÃO DOS AGRICULTORES LAGOAÇUENSES

Em reunião realizada no último domingo (19), na casa do Secretário Municipal de Agricultura, Quintino Filho estiveram presentes, o prefeito Alexandre Lavepel, vereadores, secretários municipais, representantes do Secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, deputado federal Zé Carlos, vários presidentes de associações, sindicalistas e agricultores do nosso município.

Na ocasião o deputado federal doou para a Secretaria de Agricultura através de emendas parlamentar uma patrulha mecanizada, um caminhão para escoar a produção dos agricultores lagoaçuenses e um poço para o povoado Bacurituba. Na oportunidade o mesmo após reivindicação do vereador Zildomar Reis, se comprometeu a doar um poço no próximo ano para o povoado Mirim e região, segundo o vereador o poço será de grande importância para as comunidades daquela região, pois, os moradores sofrem por não terem uma água de qualidade para beber.

O prefeito Alexandre Lavepel parabenizou mais uma ação da Secretaria de Agricultura junto aos presidentes de associações, agricultores e o deputado, e disse que na sua administração o desenvolvimento na agricultura familiar é prioridade, pois, ajudar nossos pequenos agricultores é garantir um futuro melhor para os mesmos e para nossa cidade.


Nosso município agora possui 3 patrulhas mecanizada e um caminhão, que já estão servindo para alavancar a agricultura em Conceição do Lago Açu, e ajudar nossos pequenos agricultores nos seus trabalhos.






*Redação: Railson Rios (com informações da SECOM) Fotos: Gilcie Augusto

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU APROVA PROJETO QUE ESTABELECE FERIADO MUNICIPAL NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE


Na última sessão sexta-feira (17/11), na Câmara de Vereadores de Conceição do Lago Açu, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na casa legislativa o Projeto de Lei Número 37/2017, que inclui no calendário de feriados do município, o Aniversário da cidade, comemorado no dia 10 de novembro.

A justificativa do autor do projeto, vereador Zuingles Bastos, é de que o aniversário de Conceição do Lago Açu é um dia muito especial no qual todos os habitantes do município se congratulam e se unem para comemorar sua autonomia e desvinculação politica-geográfica da cidade de Vitória do Mearim, por isso, merece ser festejado por todos lagoaçuenses.

Após a aprovação pelos vereadores o Projeto segue para ser sancionado ou vetado pelo chefe do executivo municipal.


Ascom - Câmara Municipal de Vereadores de Conceição do Lago Açu

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...