sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE Á PESCA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇU

Conceição do Lago Açu, tem como principal fonte de renda a Atividade Pesqueira, ou seja, a pesca artesanal que é um modo de extração do alimento que pode ou não utilizar embarcações, sendo que quando ocorre o uso de embarcações (menores que 8 metros), estas são embarcações pequenas que não se utiliza de sistema de bordo para conservação do pescado, sendo que a autonomia desses barcos é reduzida.

A área de atuação pesqueira fica limitada à áreas costeiras (rios, lagos, lagoas, estuários, enseadas, baías e praias). A extração do recurso pesqueiro fica limitada localmente, sendo que o recurso não é processado.

A pesca é uma atividade de extração de organismos no ambiente aquático e vem sendo praticada ao longo dos séculos em nossa cidade, A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda.
lago açu em 2009
Com o passar dos anos o Lago Açu, foi se tornando conhecido e atrativo para vários compradores e revendedores de peixes da região Maranhense. O Lago Açu já foi um dos maiores centros comercias de pescados da América Latina, mas infelizmente hoje em dia não produz o que antigamente produzia, até o ano de 2009, no Lago Açu por dia eram pescados cerca de 10 mil quilos de peixes, distribuídos para varias cidades do Maranhão e até outros estados.

LAGO AÇU

De acordo com dados da UFMA, (Universidade Federal do Maranhão), que com o apoio da Associação de Pescadores de nossa cidade realizou um estudo oceanográfico em nosso lago, atualmente nosso lago produz cerca de 4 mil quilos de pescados, dependo dos dias, sendo que ás vezes dá menos e as vezes dá mais. 

Essa produção ocorre devido alguns pescadores não se importarem com a maneira de pescar, sendo que os mesmos usam maneiras incorretas para capturar o pescado. Exemplos são o arrasto e puça, devido essas maneiras ilegais e, as redes serem de maias pequenas como as maias 5 e 5,5 são capturadas as espécies mais pequenas.
Puça
Este estudo que a UFMA realizou, chama-se “Projeto de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro” e tem como principal objetivo estudar as espécies de peixes e buscar melhorias para nosso lago. Neste estudo é possível saber qual a espécie mais capturada, em cada mês, sendo que nos quatro meses da proibição que aqui chamamos de “piracema” (tempo da reprodução dos peixes), o pescado mais capturado é o Camarão, no período legal, o pescado mais capturado é a Curimatá e em segundo a Branquinha.
Camarão

Curimatá

Branquinha
Há muito tempo o Lago Açu vem sofrendo com a poluição e o desmatamento constante, por isso muitos peixes morrem todos os anos. Já é costume ver áreas poluídas e desmatadas em nosso lago, a maioria dos pescadores e da população não tem consciência, acabam esquecendo-se do futuro e focando só no presente, nosso lago precisa de ajuda urgentemente.
peixes mortos ás margens de lago açu
Existem várias maneiras de capturar os pescados, a forma mais simples da pesca é um ou dois indivíduos juntos isolados com uma canoa e uma rede de pesca.

Outra forma de pescar simples é com a REDE DE EMALHAR ou popular “TARRAFA” uma rede em forma de retângulo. Também existem as armadilhas as mais populares são as Gaiolas e os Jequis, que são colocados em paredes feitas de palhas onde á água corre em direção há elas. Outro método quase não usado mais hoje em nosso lago é a pesca de choque.
Pescador pescando de tarrafa
Também ainda existe a pesca de anzol com isca, sendo que esse método foi o primeiro a ser utilizado pelos antigos pescadores depois vinheira os outros que foram citados acima. Mas para pescar não precisa só dessas formas, existem vários objetos que são úteis em uma pescaria. O mais avançado é o motor rabeta; o mais simples e mais cansativo é o remo, objeto feito com um pedaço de madeira, e por fim uma vara bem grande, caso o remo quebre e o motor dê problema, ela salvará a situação na qual o pescador se encontrará caso isso aconteça. Enfim, existem várias outras formas de capturar o pescado, e, vários outros objetos úteis.
matérias de pesca
Mas existe um medo, se continuar do jeito que está, qual será o futuro do nosso lago? 

Em nossa cidade existem 4 órgãos competentes da pesca. Estas entidades oferecem ao pescador filiado o RGP (Registro Geral da Pesca), com essa carteira e com suas mensalidades em dias, o pescador sócio, tem vários direitos ao seu favor, um dos mais desejados por muitos é o SEGURO DEFESO.
.
Cada pescador que possui O RGP, durante os 4 meses da piracema recebem um salário mínimo, quem tem por finalidade ajudar na assistência financeira, isso porque durante a piracema o pescador só pode pescar para capturar apenas a alimentação de sua família.

Mais infelizmente atualmente não vermos dessa maneira, muitos pescadores esquecem a lei e capturam quilos e quilos de peixes. devido há isso, hoje em dia, não capturam mais os grandes peixes que antigamente só um dava 3, 4, 5 ,6kg, hoje um peixe não dá um 1kg.


Sabendo disso, vamos juntos preservar cuidar e conscientizar à todos, pois realmente o Lago Açu é uma maravilha de Deus. Lembre-se dos seus filhos e netos, o futuro deles pode está ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...