quarta-feira, 29 de julho de 2020

BASTIDORES - ATUAL CENÁRIO DA POLÍTICA LAGOAÇUENSE

Há 4 meses das eleições municipais de 2020, as articulações dos grupos políticos ressurgem a todo vapor, com as chapas já definidas, com pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores o clima começa a esquentar nos bastidores da política lagoaçuense. 

Com a pandemia causada pela Covid-19, que ainda continua em todo o mundo, mais em Lago-Açu já deu uma apaziguada, os postulantes a cargos públicos voltaram as atividades de pré-campanha, buscando aliados e tentando conquistar o povo.

Voltando um pouco atrás (antes da pandemia da Covid-19), o grupo político de Zé Coco, recebeu a adesão da ex-prefeita Marly Sousa que como parte do acordo, lançou seu filho, Juarildo Sousa, como pré-candidato a vice-prefeito. De lá pra cá o que mais se ouve na cidade, até de aliados próximos do próprio grupo de Zé Coco, é que o casamento não causou o grande efeito que imaginavam, os dois até já conseguiram algumas adesões e apoios da população. Mas, as conversas que rolam na cidade, é que a aliança não agradou a várias pessoas do grupo, pois em 2016, Marly Sousa lançou Zé Coco como pré-candidato do seu grupo e após 15 dias o substitui, ainda assim Zé Coco seguiu sem o apoio da então prefeita na época e ficou em segundo lugar nas eleições daquele ano. Os boatos também dizem que o nome do filho da ex-prefeita não tem expressão política, e deixa a desejar no quesito presença popular. Ainda são ouvidos nos quatros cantos da cidade que o acordo entre Zé Coco e a ex-prefeita não está sendo cumprido e a mesma tem ameaçado deixar o grupo. Ficamos no aguardo do desenrolar dos boatos.

Zé Coco e Marly Sousa em evento
Dias após a oficialização do apoio de Marly Sousa a Zé Coco, outra união causou grande repercussão dentro da cidade e se espalhou rapidamente pela zona rural. Desta vez, a união foi entre o prefeito Alexandre Lavepel e Marcia Dantas, ex-primeira-dama e ex-candidata a prefeita do município por três vezes, que além do seu próprio nome trouxe junto outras grande lideranças que a acompanhavam como o ex-vereador Idelfonso e o ex-vereador Zé Wilson. A notícia deixou os bastidores da política lagoaçuense agitado, e logo o movimento, "estou com ele e ela"  surgiu com grande força no município, mostrando o grande efeito causado pela união. O casamento desaminou os outros grupos políticos que ficaram buscando alternativas para tentar inibir o crescimento da junção, algo inútil. Após a apaziguada da covid-19 no município, o prefeito Alexandre Lavepel  e a agora oficializada pré-candidata a vice-prefeita, Marcia Dantas realizaram dois grandes movimentos, um na sede e outro na zona rural, onde receberam apoio e adesões de diversas famílias que acreditam na união, a tendência é de crescimento das pré-candidaturas, pois Marcia Dantas tem grande aceitação popular, assim como Alexandre Lavepel que está realizando um bom trabalho na cidade, prova disso, foram as ações recentes do governo municipal no enfretamento ao novo Coronavírus, algo que garantiu ao atual prefeito receber elogios de toda população.
 
Marcia Dantas e Alexandre Lavepel
A notícia mais recente do atual cenário político da cidade, é de que o vereador e pré-candidato a prefeito, Zuingles Bastos, terá como companheiro de chapa, Seu Gabriel da Farmácia, como pré-candidato a vice-prefeito. A união deu uma ascensão ao grupo político liderado pelo Professor Zuingles Bastos, e promete incomodar as outras chapas. O nome de Seu Gabriel da Farmácia é bem aceito pela população por ser um farmacêutico conceituado e uma pessoa bastante conhecida na cidade. Nos trabalhos de pré-campanha, os mesmos estão visitando moradores da cidade e de povoados, levando seu projeto político os munícipes, tentando ganhar força e chegar ao executivo municipal.
 
Gabriel da farmácia e Zuingles bastos
Analisando o atual cenário político, onde todos os cabeça de chapa já tem seu pré-candidato a vice-prefeito, e os comentários que circulam pela cidade, fica notório que a união entre Lavepel e Marcia Dantas é a que mais chamou atenção e obteve a melhor aceitação popular, seguido pela união entre Zuingles Bastos e Gabriel da Farmácia, ficando assim, Zé Coco e Juarildo Sousa, tem a união que menos tem chamado atenção e aceitação popular. Importante analisar que estamos levando em consideração apenas os nomes de vices, é claro, que dentro dos grupos tem outras lideranças que podem ser o fiel da balança na vitória do grupo que tiver o maior número de votos.

Sobre a câmara de vereadores, a pré-campanha também já iniciou, alguns dos atuais vereadores eleitos tem recebido seus "não" por onde passam, prometeram muito e nada fizeram, isso é o que circula pela cidade. Ficamos no aguardo de mais notícias sobre a casa e em breve divulgaremos aqui.

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...