quinta-feira, 23 de agosto de 2018

CANDIDATURA DE LULA TEM 15 CONTESTAÇÕES NO TSE; ENTENDA PRÓXIMOS PASSOS

Prazo para questionamentos terminou nesta quarta-feira; defesa de ex-presidente será intimada a se manifestar em até 7 dias. PT registrou na semana passada chapa formada por Lula e Haddad.
 
Imagem: UOL
A candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência foi alvo de 16 contestações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a noite desta quarta-feira (22).

O prazo de cinco dias para impugnações (questionamentos), iniciado após a publicação do edital de candidatura, está previsto na lei eleitoral e terminou às 23h59 desta quarta.

A partir da notificação, será contado prazo de sete dias para a defesa de Lula se manifestar – entenda mais abaixo os próximos passos.

A candidatura de Lula foi registrada pelo PT no último dia 15. Antes do registro, houve uma marcha em Brasília com milhares de apoiadores do ex-presidente e um ato político com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato a vice na chapa de Lula.

Ao todo, foram apresentadas ao TSE oito impugnações (apresentadas pelo Ministério Público, partidos, coligações e candidatos) e oito notícias de inelegibilidade (apresentadas por cidadãos) sobre Lula. O TSE também terá de analisar questionamentos a outros candidatos:
Uma das impugnações à candidatura de Lula foi apresentada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. No pedido, ela argumentou à Justiça Eleitoral que Lula estaria inelegível por já ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex em Guarujá (relembre o caso).

A Lei da Ficha Limpa prevê que uma pessoa se torna inelegível após ser condenada por órgão colegiado da Justiça.

Próximos passos
Presidente da República de 2003 a 2010, Lula foi registrado como candidato do PT ao Palácio do Planalto na eleição deste ano em uma chapa formada com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, também do PT.

Com o fim do prazo para impugnações à candidatura:
Os advogados de Lula serão intimados a apresentar a defesa em até 7 dias;
O TSE pode entender que precisa ouvir testemunhas eventualmente indicadas por Lula (prazo de 4 dias) ou pedir coleta de provas (prazo de 5 dias);
Ao final, será aberto um novo prazo de 5 dias para as alegações finais (manifestações de quem questionou a candidatura e do candidato).

Relatoria
Todos os questionamentos à candidatura de Lula têm como relator o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do TSE, que pode decidir sozinho ou levar a análise ao plenário.

A expectativa é que o ministro leve todas as questões sobre a candidatura para debate no plenário. Para isso, o registro deve ser incluído na pauta da Corte, o que ocorre na sessão seguinte após a apresentação das alegações finais.

Se o plenário indeferir, ou seja, rejeitar a candidatura, a defesa ainda pode apresentar recurso ao próprio TSE. Se Lula recorrer, poderá ser considerado "sub judice" e concorrer até que a Justiça Eleitoral analise em definitivo o registro.

Ainda que o TSE rejeite, ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas Lula já não poderá mais ser candidato.

Outra a hipótese é que a chapa substitua o candidato. Nesse caso, a lei estipula que partidos podem alterar os candidatos até 20 dias antes do pleito, ou seja, até 17 de setembro.

Fonte: G1



terça-feira, 21 de agosto de 2018

PREFEITO ALEXANDRE LAVEPEL SE REÚNE COM GOVERNADOR FLÁVIO DINO E VÁRIOS OUTROS PREFEITOS NO PALÁCIO DOS LEÕES


No último dia (12), o prefeito Alexandre Lavepel esteve reunido com o governador Flávio Dino e vários outros prefeitos, grande parte deles do médio mearim, momento em que também foi oferecido um almoço. O encontro aconteceu no Palácio dos Leões.

Na ocasião o governador aproveitou para ouvir cada um dos prefeitos e as necessidades de seus municípios, por sua vez o prefeito Alexandre Lavepel reafirmou o compromisso com a reeleição do governador, e apresentou as seguintes reivindicações; a viabilização de 2 milhões em asfalto, a perfuração de poços artesianos, máquinas para os agricultores, e com urgência mais investimentos na saúde.

Além do governador, estiveram presente o vice-governador Carlos Brandão, os deputados federais, Weverton Rocha e Eliziane Gama, e o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares.

Para o prefeito Alexandre Lavepel, é importante ter encontros como esse com o governador, pois há sempre troca de experiências e ideias para cada vez mais melhorar o município e o Maranhão.

Já é possível ver que as viagens do prefeito, a São Luís e Brasília estão surtidos efeitos, algumas obras já foram iniciadas e várias outras até o início de 2019 iniciaram, assim, ajudando no desenvolvimento do município.




Informações: SECOM
Texto: Railson Rios – Fotos: SECOM

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

VOLTAMOS! BLOG LAGO AÇU EM DESTAQUE - O PORTAL DA COMUNICAÇÃO DO POVO LAGOAÇUENSE!


Olá! 

Pra quem sentiu falta aqui do blog, vai uma novidade, VOLTAMOS!. E para quem conheceu agora, seja muito bem-vindo!

Atendendo ao pedido de leitores, amigos e vendo a necessidade de um espaço digital que deixe o lagoaçuense bem informado. O Blog Lago Açu em Destaque, está de volta com um novo espaço, e com energias renovadas, prontas para transformar este blog em um espaço cheio notícias do jeito que você gosta.

A partir de amanhã (20), você vai poder acompanhar novamente aqui em nosso espaço digital notícias da nossa Conceição do Lago Açu, cidades vizinhas, do Maranhão, do Brasil e do Mundo! 

Pra finalizar, ainda iremos melhorar algumas coisa por aqui, mais contamos com vocês, queridos leitores, compartilhem nossas publicações, de já agradecemos a todos!

Vamos à luta!

BLOG LAGO AÇU EM DESTAQUE
O PORTAL DA COMUNICAÇÃO DO POVO LAGOAÇUENSE!

ALEXANDRE LAVEPEL E MÁRCIA DANTAS TEM CANDIDATURAS HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO E O EVENTO DA ONDA AZUL É CONSIDERADO O MAIOR DA HISTÓRIA DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

  Alexandre Lavepel, em seu discurso No final da tarde deste domingo (13), os partidos PL, PCdoB e Patriota de Conceição do Lago-Açu realiza...